domingo, 10 de junho de 2012

Suécia: Minhas Experiências no Intercâmbio (Terceira Parte)


Continuando...


A última semana na Suécia foi muito intensa e repleta de sentimentos contraditórios, por um lado estávamos felizes em voltar para nossos países e começar a mostrar o que aprendemos na Suécia. Entretanto, por outro lado estávamos tristes por estarmos nos separando e deixando a Suécia e a Igreja da Suécia, os quais nos receberam tão bem.


Eu no alto da torre da Catedral de Estocolmo



Bem, algum de nós já havia visitado Estocolmo (a capital da Suécia) e outros estiveram em paróquias perto da cidade. Ainda assim, nós tivemos uma ótima viagem com todo o grupo para Estocolmo, subimos no alto da torre da Catedral de Estocolmo, uma vista realmente linda! Nós fomos para Uppsala também, realizamos a nossa apresentação na Secretaria Geral e visitamos novamente a Catedral de Uppsala (a maior da Suécia).




Eu na Sede Nacional da Igreja da Suécia, em Uppsala.


Nós tivemos um projeto durante o tempo na Suécia. Foi sobre os Direitos Humanos e cada participante escolheu um direito específico para estudar e observar nas suas famílias anfitriãs, comunidades ou na sociedade. O meu projeto foi sobre o Direito das pessoas portadoras de necessidades especiais serem respeitadas e não serem discriminadas. E eu observei na sociedade sueca.  





Eduardo, Thaís, Maria Puranen (coordenadora da escola de Sigtuna), Malin Wrigstad (coordenadora do programa na Suécia), Maria Carlander (coordenadora do programa na Suécia), Guilherme e Tatiani.





Igreja não é algo estático, não é algo parado em um lugar apenas. A Igreja é feita pelas pessoas que participam dela, que se congregam, que oram, que ouvem a Palavra de Deus e O louvam. O Tema do Ano da IECLB este ano é Comunidade jovem – Igreja viva; e o Lema bíblico diz que “Antes que eu te formasse no ventre, te conheci” (Jeremias 1.5a).

 



Cartaz do Tema e Lema do Ano de 2012 da IECLB





Eu acredito que este programa que eu participei mostra muito bem que os jovens podem fazer a diferença em suas comunidades e em seus países, que eles podem mostra e compartilhar suas experiências da vida comunitária, apesar de sua pouca idade. Afinal, como está escrito em 1º Timóteo 4.12: “Não deixe que ninguém o despreze por você ser jovem. Mas, para os que crêem, seja um exemplo na maneira de falar, na maneira de agir, no amor, na fé e na pureza”.



 Participantes com os certificados





Thaís Suelen Israel Ferreira




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário :)