sábado, 9 de junho de 2012

Suécia: Minhas Experiências no Intercâmbio (Primeira Parte)



“Eu sempre darei graças a Deus, o Senhor; o seu louvor estará nos meus lábios o dia inteiro. Eu o louvarei por causa das coisas que ele tem feito; os que são perseguidos ouvirão isso e se alegrarão. Anunciem comigo a sua grandeza; louvemos juntos o Senhor.” (Salmos 34.1-3)  


Foi pela bondade de Deus que eu (Thaís Suelen Israel Ferreira) e os outros 13 participantes estivemos na Suécia no programa de intercâmbio promovido pela Igreja Luterana da Suécia (Svenska Kyrkan) em parceria com a IECLB, Igreja Independente das Filipinas, Igreja Luterana da Costa Rica e Igreja Luterana da Tanzânia, nos meses de março a maio deste ano. Foram enviados quatro jovens do Brasil, quatro da Tanzânia, quatro das Filipinas e dois da Costa Rica. Este foi o quarto ano que a IECLB participou do programa Jovens na Igreja Mundial (em sueco, Ung i den världsvida kyrkan)


Todo os participantes e alguns participantes do ano passado junto 


Na meditação da noite do meu grupo, na última semana na Suécia, fizemos a leitura de Salmos 34. 1-14. Esta passagem é muito interessante e foi muito oportuna naquele momento. Pois, fala sobre a bondade de Deus e nós estávamos nos preparando para retornar aos nossos países de origem (Brasil, Filipinas, Costa Rica e Tanzânia). 



Fika!!! (Lanche que pode ser feito a qualquer hora) 



“Louvar juntos” foi algo que nós fizemos muito na Suécia, compartilhar como louvamos em nossos países e aprender o jeito sueco de louvar o Senhor. E, posso dizer que, por vezes, louvamos de maneiras diferentes, mas como o intuito é o mesmo, por mais que você não compreenda uma palavra dita, você pode sentir o louvor. Algumas vezes, vale mais a pena ensinar ou aprender um hino curtíssimo que você e as outras pessoas consigam cantá-lo e senti-lo do que um hino com 10 estrofes que poucos cantem.


“Procure descobrir, por você mesmo, como o Senhor Deus é bom. Feliz aquele que encontra segurança nele!” (Salmos 34.8)



Um dos objetivos do intercâmbio era contribuir no interesse e no compromisso para trabalhar pela igreja de Jesus Cristo. Tenho a certeza que alcançamos isso, pois tive muitas provas de que a bondade de Deus está presente em todos os lugares e de diferentes formas. A Palavra de Deus nos dá força quando encontramos desafios!




Eu na escola de cultura de Sigtuna



O tempo na Suécia do foi dividido em cinco partes, sendo três encontros em Sigtuna e as duas paróquias em que cada participante ficou. Bom, a primeira semana na Suécia passamos na Escola de Cultura de Sigtuna, na cidade de Sigtuna, durante este tempo estavam todos os participantes reunidos. Nós nos conhecemos, mostramos um pouco sobre as igrejas em nossos países e sobre a nossas culturas.


Aprendemos sobre a organização e a história da Igreja da Suécia; sobre a sociedade e a língua sueca também tivemos aulas. E, conversamos sobre como mostrar os nossos países e igrejas nas nossas paróquias na Suécia. Preparamos-nos para ir para a primeira paróquia, geralmente em duplas.  Minha dupla era eu e Tatiani Muller, de Pelotas/RS. Guilherme Reis, de Teófilo Otoni/MG e Eduardo Borchardt, de Vitória/ES também participaram do programa este ano. 


Tatiani, Eduardo, Thaís e Guilherme em Estocolmo


Minha primeira paróquia foi a de Nederluleå, na cidade de Luleå, no norte da Suécia, perto da Finlândia. Fui de trem para Luleå. A maior e mais antiga igreja desta paróquia é chamada de Gammelstad. Lá eu tive duas famílias que me receberam de braços abertos! Havia muita neve! Foi um tempo muito bom lá, eu participei de várias atividades da comunidade, como acampamento de jovens, ensaios dos corais, cultos, grupo de apoio a PNE, apresentações de corais, trabalho com confirmandos, reunião do grupo de jovens, reunião da diretoria da comunidade. Fui a um funeral também. Algumas vezes participei nos cultos fazendo a bênção em português.


Eu em Gammelsatd


Nós fizemos apresentações sobre o Brasil, IECLB e nossas comunidades (Boa Vista e Pelotas) para a comunidade e para as nossas famílias. Eu estava no Sínodo de Luleå, tivemos um encontro com o Pastor Sinodal. Tivemos curtas viagens para Kiruna, Jokkmokk, Haparanda, Övertorneå e para a Finlândia. 






                     Eu e Inger (minha supervisora na primeira comunidade)




Participamos da Semana Santa na comunidade. Na Páscoa, os cultos são parecidos com os cultos aqui no Brasil; mas, geralmente, não há o culto lava-pés e no culto de Ramos não há ramos enfeitando as igrejas. Apesar de não compreender sueco, ainda assim o culto do Domingo de Páscoa foi emocionante. 




Culto de Páscoa em Gammelstad




A convivência com as famílias foi muito boa, eles me contavam sobre a Suécia e eu contava sobre o Brasil. Mostraram-me lugares interessantes em sua cidade e os esportes de neve. Visitei museus, escolas, a universidade, um posto de saúde, praças e outras igrejas na cidade. Também fui a um festival de música na Casa de Cultura de Luleå.




Esquiando e pescando no mar congelado hahahahahahaha



O tempo passou voando... Quando me dei conta já estava na estação de trem em Luleå me despedindo de todos. Era tempo de retornar à Sigtuna para reencontrar os outros participantes, compartilhar com eles a minha experiência no norte e saber como foi a deles nas outras comunidades espalhadas por todo o país.


Continua... 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário :)