domingo, 10 de junho de 2012

Suécia: Minhas Experiências no Intercâmbio (Segunda Parte)



Continuando...

Irene, Joy, Thaís, Charles, Guilherme e Hazel


O segundo encontro em Sigtuna foi muito bom! Além de conversar sobre o que fizemos nas comunidades e o que aprendemos sobre a Igreja da Suécia e a sociedade sueca, também realizamos outras atividades. 

Conversando sobre igrejas e sociedades

Nós cozinhamos juntos, pois cada grupo fez uma comida típica do seu país (nós brasileiros fizemos uma Galinhada), dançamos e ensinamos algumas danças atuais de nossos países, tivemos tardes de jogos e brincadeiras e um churrasco sueco (salsichas e pão). E, nos preparamos para a segunda comunidade.


Jantar com as comidas típicas de cada país participante 


A minha segunda paróquia foi a de Vikingstad, no município de Linköping, no sul do país. A paróquia fica em uma região agrária, mas em 20 minutos de carro, era possível chegar ao centro da cidade de Linköping. Eu tive quatro famílias, os quais também me receberam de braços abertos! A minha estada na paróquia também foi muito boa, eu participei de diversas atividades nela e no Sínodo.


Atividade com as crianças na floresta em Vikingstad


Na paróquia eu participei dos cultos, atividades com crianças (no prédio da comunidade e na floresta), ajudei nos cultos (leituras bíblicas e a bênção em português), grupo de mães como bebês e crianças pequenas, ensaio de corais, cultos em casas de repouso para idosos, apresentações de corais, grupo de confirmandos, grupo de jovens e reuniões da diretoria da paróquia. Também estive em dois batizados e um casamento na comunidade. 



Atividade com as crianças em Vikingstad


Assim como na primeira paróquia, em Vikingstad também foram feitas apresentações para a comunidade, grupo de jovens, grupo de confirmandos e em uma escola. Tivemos curtas viagens para Motala, Vadstena, Vislanda/Alvesta e Estocolmo.





Apresentação em Vikingstad



Todos foram muito simpáticos e agradáveis comigo. Eu conheci diversos locais interessantes na cidade e na região, como museus, o teatro da cidade, castelos, um hospital, um posto de saúde, a universidade, escolas, fazendas, praças e florestas. 



Anitha e Cecília (minhas supervisoras em Vikingstad)


Fui a uma exposição com o título “Deus tem 99 nomes” (sobre religiões), a um espetáculo de patinação no gelo e a uma feira medieval em um castelo. Os passeios de bicicleta que realizei com as famílias são inesquecíveis. 


Eu, Tatiani e Agnes



No Sínodo de Linköping, eu participei da reunião anual da Juventude do Sínodo, de um encontro com os lideres jovens representantes de várias paróquias e encontros de grupos de jovens em outras paróquias. Houve também um culto na Catedral de Linköping (a segunda maior da Suécia) e um almoço com o Pastor Sinodal.




Atividade com jovens líderes do Sínodo de Linköping


O tempo passou igualmente rápido... Logo eu já estava de volta à Sigtuna. Foi muito bom reencontrar os outros participantes e compartilhar as experiências na segunda comunidade. Porém, todos tinham aquele sentimento de “nossa, é a última vez que estamos aqui em Sigtuna, logo iremos voltar para nossos países...”. Conversamos muito sobre o intercâmbio, sobre o que aprendemos e o que poderemos mostrar para as nossas comunidades em nossos países. 

Também preparamos a nossa apresentação para a Secretaria Geral da Igreja da Suécia, a qual fica em Uppsala. Essa apresentação foi uma pequena peça de teatro, nela mostrávamos como eram os cultos na Suécia (os quais presenciamos) e os cultos em nossos países (fizemos a representação de um culto unindo partes dos cultos no Brasil, Tanzânia, Costa Rica e Filipinas).

Continua...



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário :)