domingo, 13 de maio de 2012

Comida!!!

Sobre a comida!





Bem, a comida é diferente aqui na Suécia. A comida é cara aqui na Suécia, mas grande parte da população recebe bons salários. Conversei com alguns brasileiros que vivem aqui no país (alguns por 27 anos, 10 anos ou apenas alguns meses)e todos disseram que a comida é cara aqui.
Suecos comem muita batata, pois pode ser produzido aqui. Cenouras, cebolas e tudo que pode ser colocado na salada. Eles incluem feijão e abacate na salada.
Ah, tenho que fazer um parágrafo somente sobre o abacate. Em Luleå  não senti tanto essa diferença quanto ao abacate, mas aqui em Linköping eles comem muito mais abacate na salada. E, é salgado! Há também a questão dos "tacos suecos" com tortilhas e o Guacamole... Aqui na Suécia é popular comer tacos, especialmente entre os jovens nos fins de semana. E, Guacamole é abacate, sal, alho amassado e um creme que nem é queijo e nem é iogurte... É muito diferente!
A carne é cara aqui. O salmão, por muitas vezes é mais barato do que carne bovina. Então, por várias vezes eu comi salmão nos jantares.



                                                                Jantar


O jantar é mais importante do que o almoço. E, o horário do jantar é mais cedo do que geralmente jantamos no Brasil. Em Sigtuna os jantares são as 18 horas. Em Luleå eram por volta das 17h30min, mas algumas vezes eu jantei antes das 17 horas. Aqui em Linköping, os jantares são por volta das 19 horas ou mais tarde.
Comem muita salada aqui e boa parte é crua. Já perdi a conta de quantas vezes comi cenouras cruas aqui...
Já comi carne de rena, alce e cordeiro em jantares aqui.
Almoçei várias vezes no Max, que é uma rede de fast food (comida rápida) sueca.
Aqui nos supermercados há uma área que você compra doces no quilograma. Eu adoro esses doces. Vou sentir falta dessa parte dos supermercados quando voltar para o Brasil.
Algumas vezes eu comi arroz aqui, mas não é muito comum. O macarrão é mais comum. Eles tem salada de macarrão (é frio).
Eu não posso deixar de falar sobre o Kanelbullar!!! Eu aprendi a fazer! Esse é o melhor pão de canela que eu conheço e é a cara da Suécia. Na verdade, é um dos símbolos informais do país. Uma das coisas mais típicas da Suécia é ter um Fika (espécie de lanche que pode ser feito a qualquer horário) com Kanelbullar e café (sem leite e sem açúcar).



Kanelbullar de uma doceteria




Kanelbullar que eu fiz


Um bolo que pode ser comido em festas de aniversário, casamentos ou numa cafeteria e que é super famoso no país inteiro é o Prinsesstårta (torta da princesa). E, eu adoro!!!
Eles também tem carne seca aqui. Só que é de rena. E, eu comprei um pedaço em Jokkmokk, uma cidade que visitei e ela fica dentro do Círculo Polar Ártico.
Outra comida típica sueca são as köttbullar (bolas de carne), são como bolas de carne moída, lembram almôndegas, mas são diferentes.
Eu experimentei Palt (uma comida quem é do norte da Suécia) e gostei muito. São como bolas de uma massa de trigo (eu acho...) que você coloca manteiga e bacon frito.
O leite condensado não é famoso aqui na Suécia. Até alguns anos atrás era muito difícil de encontrar nos supermercados (foi o que me contaram). Hoje em dia é possível encontrar. Mas, muitas pessoas não sabem o que é leite condensado e nunca provaram! Para mim foi muito diferente isso, pois no Brasil o leite condensado é super popular. E... como fazer brigadeiro de panela sem leite condensado? A resposta é que eles não fazem brigadeiro aqui. Não é que eles tenham outro nome para isso, é que eles não fazem mesmo.
Eu somente descobri aqui em Linköping que pizzas doces são (provavelmente) do Brasil. As pessoas nunca tinham ouvido falar de pizzas doces aqui e eles tem dificuldade em entender que comemos isso como jantar (ou pode ser almoço também...) e não como sobremesa.




                                                   Jantar com a pizza doce que fizemos


Bem, mas a maioria dos jovens que experimentaram nossas pizzas doces gostaram ou gostaram muito.
Foi muito interessante ver a reação das pessoas quando experimentavam as pizzas doces.
Não é surpresa que eles quase não comam macaxeira (aipim) aqui. Então, em uma das noites sobre o Brasil fizemos macaxeira frita. E, eu trouxe Paçoca (do tipo que comemos em Roraima, que é feita com carne seca e farinha amarela de mandioca, ou seja, é salgada). Bom, quando a macaxeira e a paçoca as reações foram meio divididas... acho que a metade das pessoas gostaram e a outra metade não gostou.

Claro que eu sinto falta das comidas do Brasil, como o feijão com arroz, bife acebolado, galinhada, feijoada, brigadeiro, bolo confeitado, pastel, empada, pizza doce, brigadeiro... Mas, sei que vou sentir falta das comidas da Suécia quando voltar para minha cidade.


Bom, eu pretendia fazer um texto pequeno sobre comidas, mas acabou saindo meio grande...

Bjs

Thaís


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário :)