sábado, 17 de março de 2012

Intercâmbio na Suécia – Primeiros quinzes dias (Parte 4)



Intercâmbio na Suécia – Primeiros quinzes dias (Parte 4)

Bom, aqui na Suécia é tudo muito diferente de Boa Vista/RR.

A primeira grande diferença é a paisagem.


Foto panorâmica do rio onde tiram o gelo para o IceHotel, em Kiruna


As casas cobertas de neve

Apesar de já tenha começado a primavera, ainda há muita neve aqui.

O clima também é muito diferente.

Gelo...

Geralmente, a temperatura máxima está em torno de 5°C de dia e de noite cai para -3°C, por volta disso. É que Luleå é perto do Circulo Polar Ártico, então as temperaturas são mais baixas. Mas, no sul da Suécia já chega a fazer 18°C de dia.

Eu na neve

Eu e Elin no Gelo

A organização social e o tempo das refeições também são diferentes aqui. A refeição mais importante é o jantar. As comidas são diferentes, não há feijão cozido aqui; mas há arroz, muitas batatas e carne moída. Ah, os suecos adoram comer batatas.

Várias comidas suecas especiais preparadas em um jantar em Sigtuna


Os nossos idiomas são diferentes, então temos que usar o inglês para nos comunicarmos. E, por muitas vezes, é difícil tentar explicar coisas em outro idioma. Já consigo falar algumas palavras e frases simples em sueco. Mas, o aprendizado de uma nova língua é um processo lento, ainda que todos ao seu redor falem sueco.

Falando em comidas... Tenho que contar sobre o Fika e o Kanelbulle! O Fika é como se fosse um lanche que pode ser feito a qualquer horário. Sempre que se ouve a palavra Fika, todos ficam contentes. É hora de parar o que estiver fazendo e comer algo. É um momento de conversas e confraternização entre as pessoas. Geralmente, os suecos tomam café. É impressionante a quantidade de café que eles tomam aqui. Bem, eu tomo chocolate quente mesmo. O Kanelbulle é um pão doce típico sueco. Ele é feito, acredito eu, como se fosse enrolando a massa e colocando canela no meio, depois colocam mais canela por cima e açúcar em cubinhos pequenos. Adoro comê-los no Fika!

Kanelbullar


É verdade que os suecos comem muito salmão e muitos peixes. Mas, também comem carne bovina, frangos e outros tipos de carne, por exemplo: carne de rena (foi o que eu comi na viagem de trem). Há sempre muitas saladas, frutas e bolachas a nossa disposição.

Os suecos são rígidos com o horário, mas eu esperava que fossem mais. Por causa do frio é necessário usar muitas roupas. Então, às vezes, você só vê os olhos e o nariz das pessoas quando estão andando nas ruas. Luleå é uma cidade que não foi projetada corretamente, pois o vento que vem do Mar Báltico é muito forte e muito frio.

Centro de Luleå

Bom, agradeço a todos que me apoiaram nesta viagem, em especial meus pais, minha família, a Pastora Luceny Laurett e a Simone Voigt (coordenadora do programa no Brasil). E também agradeço a todos que estão acompanhando meus vídeos, fotos e publicações. Agradeço ainda as famílias que se disponibilizaram a nos receber aqui na Suécia. Eu estou tentando compartilhar minha experiência aqui. Não me canso de admirar a neve e a natureza. Mas, já começo a sentir saudades de Boa Vista.


Obrigada!!! Tack!!! Thank you!!! Gracias!!!


Depois de duas semanas aqui na Suécia posso entender um pouco melhor este país, sua cultura, seu povo e sua organização. Espero compreende bem e conseguir me comunicar um pouco em sueco no final do programa.

Um hino que muito bom que tenho sempre em mente é o “Caminhamos pela luz de Deus”. Além de ser completamente verdade a letra, é uma melodia fácil de aprender e têm versões em quase todas as línguas, eu acredito.


:)

Thaís Suelen Israel Ferreira

15 de março de 2012.

Luleå, Suécia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário :)