quarta-feira, 17 de abril de 2013

Cultura Sueca (parte 3)




Suécia
Uma viagem pela cultura sueca

Um pouco de história...

            Arqueólogos dizem quem a área que hoje corresponde ao território sueco, começou a ser ocupada por povos caçadores e coletores na Idade da Pedra, depois da última glaciação. Após, durante a Idade do Bronze foi a vez de povos comerciais ocuparem o sul do país, uma vez que foram achadas ruínas de cidades comerciais. 

            Um povo muito importante que ocupou a região, a partir do século VI, foi o Viking. Tal povo deixou uma grande contribuição na tecnologia marítima e na construção de cidade. Mais do que isso, os suecos são descendentes deste povo. Então, ainda é possível encontrar traços deles nos dias atuais.  A chamada Era Viking, entre os séculos IX e XI, não ficou apenas na Suécia, uma vez que esse povo ocupava a península escandinava e áreas próximas.

Antigo barco Viking 


            A União Kalmar foi um momento da história em que a Suécia, Noruega e Dinamarca estiveram unidas sob o domínio de um único monarca. Mas, em 1523, Gustav Eriksson Vasa, que mais tarde ficou conhecido como Rei Gustav I da Suécia, o primeiro rei Vasa, retirou a Coroa sueca desta união e ainda introduziu o Protestantismo como religião oficial.  A Suécia ainda participou de algumas guerras, como a Guerra dos 30 anos.  

Rei Gustav Vasa da Suécia


            Entretanto, na atualidade o povo sueco é um povo pacífico que não se envolve em conflitos militares. A última guerra ocorreu em 1814, na Campanha Contra a Noruega, que estabeleceu uma união controlada pela Suécia. Tal junção foi desfeita em 1905, pacificamente. No entanto, o passar dos anos fez com que a Noruega se tornasse mais rica do que a Suécia, devido ao descobrimento de poços de petróleo em seu território. A Noruega apresenta um IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) superior ao da Suécia. Tal situação faz com que muitos suecos desejem a volta de um estado unido com a Noruega, por meio do casamento das famílias reais.

            A Suécia faz parte da União Europeia, mas não adotou o euro como moeda. O país preferiu conservar a sua moeda, a coroa sueca. No entanto, a moeda é mais desvalorizada do que o euro, nos dias atuais. A capital do país é Estocolmo, a qual é também a maior cidade, seguida de Malmö e Gotemburgo.

Malmö


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário :)