sábado, 17 de março de 2012

Intercâmbio na Suécia – Primeiros quinzes dias (Parte 3)


Intercâmbio na Suécia – Primeiros quinzes dias (Parte 3)


No dia sete de março, o Oscar Hjortberg (participante sueco que esteve no Brasil ano passado) foi nos buscar (Eu e a Tatiani) em Sigtuna e viemos de trem para Luleå, no norte da Suécia. Foi uma viagem muito boa, foram quase doze horas de trem, mas adorei viajar de trem.



Esperando o trem na estação

Agora, estamos aqui em Luleå, ficaremos até o dia 12 de abril nesta paróquia, depois passaremos uma semana em Sigtuna com os outros jovens participantes do programa. Então iremos para a segunda Paróquia, a minha será Linköping; e, na última semana aqui na Suécia retornaremos a Sigtuna e passaremos mais uma semana. Nas paróquias ficamos hospedados nas famílias anfitriãs. Aqui em Luleå estamos duas semanas em uma família e depois mais três semanas em outra família.


Igreja em Luleå

Aos poucos vamos conhecendo as Comunidades e os trabalhos na sociedade. Já participamos de dois ensaios do coral de meninas (entre 6 e 9 anos de idade), do acampamento de jovens, da reunião do grupo de Portadores de Necessidades Especiais e de dois cultos na paróquia.


Grupo de jovens que participaram do acampamento




Ensaio do coral de meninas


Já conhecemos o centro comercial de Luleå, andamos pela floresta, caminhamos na neve, tentamos fazer bonecos de neve, conhecemos uma escola primária e eu andei de Snowmobile (é como se fosse uma moto para andar na neve).

Tentativa de fazer um boneco de neve

Passeio na floresta


Snowmobile

Eu e Tatiani fomos à Kiruna, uma cidade a 340 km de Luleå, com um grupo de estudantes da Universidade de Tecnologia de Luleå. Lá, em Kiruna, visitamos a mina da LKAB e o IceHotel, um hotel todo feito de gelo.


O quarto que eu mais gostei no IceHotel


Eu já participei de três cultos aqui na Suécia. E, os três foram diferentes. Foi bom descobrir que, assim como no Brasil, as comunidades têm maneiras próprias de realizar seus cultos. Há, é claro, um padrão a seguir. Mas, é interessante descobrir os costumes de cada comunidade.


Poltrona de gelo

O primeiro culto foi em Sigtuna, foi um culto mais tradicional, houve Santa Ceia. O segundo culto já foi aqui em Luleå, nós escrevemos pedidos que foram lidos em voz alta por duas pessoas da comunidade. Neste culto podíamos tomar o Fika antes, durante e depois do culto; isso foi bem diferente, pois havia pessoas comendo durante o culto. E, o terceiro culto também foi aqui em Luleå. Este foi um culto mais de louvor, eu classificaria assim. A meditação foi curta, mas o coral fez belíssimas apresentações durante o culto.


Igreja em Sigtuna

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário :)