Realmente, estar em um intercâmbio é uma experiência magnífica. Você conhece pessoas, tem contato com uma (ou mais) cultura diferente, visita lugares que jamais imaginaria visitar e faz coisas que pensava nunca realizar. Estar aqui na Suécia, no
Ung i den världsvida kyrkan /Young in the worldwide church /Jovem na igreja mundial me deixa muito feliz! :D
Todos aqui tem sido muito atenciosos, prestativos e dedicados a nós. É muito bom saber que as pessoas se preocupam com você e querem sempre fazer o melhor para você, mostrar-te os lugares mais bonitos e legais de suas cidades para você.
É incrível a quantidade de brasileiros e pessoas que já visitaram/moraram no Brasil que eu encontrei aqui. Ontem mesmo, no ensaio do coral de Rappestad, uma das mulheres que canta no coral nasceu no Brasil, pois os pais dela estavam trabalhando no Brasil (eles viveram lá por 10 anos).
Bom, é verdade que a maioria das pessoas, quando pensam no Brasil só sabem sobre "Carnaval, samba, futebol, Pelé e Rio de Janeiro". No começo do viagem eu ficava meio triste por eles somente saberem isso sobre o meu país. Porém, depois de um tempo me perguntei: o que eu sabia sobre a Suécia antes de me inscrever para o intercâmbio???" Acho que sabia menos do que eles sabem sobre o Brasil.
E, lembro que quando falava para as pessoas (no Brasil) que eu iria participar de um intercambio na Suécia, MUITOS confundiam com a Suíça... :/
Agora, sei muitas coisas sobre a Suécia, Filipinas, Tanzânia e Costa Rica. Tenho muita vontade de um dia visitar esses últimos três países!
Acreditem, a Suécia é um país incrível!!!!
Lindo mesmo!
Da neve as pequeninas flores... Do gelo as enormes árvores... Das casas vermelhas e brancas as construções antigas!
O povo sueco tem uma relação diferente com a natureza. Demorou para que eu entendesse isso. E, para falar a verdade, não sei se consegui entender por completo. É uma questão cultural. E climática (na minha opinião).
Especialmente no norte da Suécia, quando faz um dia ensolarado, daqueles que em Roraima dizemos que "dá para fritar um ovo no asfalto" eles adoram! Sério, eles amam o sol. Pois, no inverno, há pouquíssimas horas de claridade. Então, na primavera e no verão, o que eles mais querem é ficar curtindo o sol.
Eu me escondo do sol o ano inteiro em Roraima. Diferentes realidades.
Para os suecos o canto dos pássaros é um som belíssimos. Bom, claro que eu também acho bonito. Mas, para eles tem um significado especial, pois quer dizer que a primavera e o verão estão chegado! É o tempo da claridade, da luz, da felicidade e da vida!!!
A maioria dos suecos com que eu conversei prefere o verão. Me disseram que no inverno ficam mais infelizes, mais tristes, rabugentos... E, quando chega a primavera e o verão ficam mais felizes. Até o número de horas de sono (para alguns) muda. No inverno você quer dormir por umas 10 horas. Mas, no verão, umas 6 horas está ótimo. Você quer é aproveitar o sol!!!!!!!!
Bom, acho que quando voltar para Roraima não vou mais reclamar tanto do sol...
:D